Skip Navigation Links

Ata da Sessão Econômica de 21 de maio de 1888
 
RESENHA
Esta é a ata da sessão econômica realizada imediatamente após a promulgação da "Lei Áurea". Dentre as curiosidades está a lembrança do nosso saudoso Ir.'. Luís Gama, o culto aos Andradas e o tom de normalidade que indica a certeza que a Loj.'. "América" tinha do desfecho da campanha anti-escravagista.

Deve-se notar também que à esta data, Antôio Bento não participava dos quadros da loja (visto sua indicação para receber o título de Ir.'. de Honra.

Sess.'. Econ.'. em 21 de Maio de 1888 E.'. V.'.

Achando-se presente número legal de IIr.'. conforme consta do livro de presenças, é aberta a sess.'. pelo Ir.'. Ven.'. Int.'. Arthur Campos. O Ir.'. Ven.'. Int.'. declara que deixa de ser lida a acta da sess.'. anterior por não ter comparecido mais uma vez o Ir.'. Secret.'. e explica também o mesmo Resp.'. Ir.'. as razões que teve para convocar esta sess.'. extraordinária, e por isso passando à ordem do dia faz leitura de uma bem elaborada prancha assignada pelos IIr.'. Bento Cortiço e Caetano Nacarato, na qual pedem que fique consignada na acta um voto de louvor e gratidão aos Resp.'. IIr.'. Dor Rangel Pestana, Dor Américo de Campos, Dor Américo Brasiliense, Dor Antônio Carlos, e do Dor Saldanha Marinho, e que em nome d'esta Aug.'. Off.'. seja dirigida uma prancha congratulatória aos mesmos Resp.'. IIr.'. pela conclusão da nobre missão que a si assumiram, com a completa extincção da escravatura, chegando a serem coroados de louros tão nobre e elevado commettimento; e que a referida prancha seja assignada pelas LLuz.'. da Off.'.

Posta em discussão a mesma prancha é unanimemente aprovada.

O Ir.'. Ven.'. Int.'. declara que a com.'. nomeada para receber do Ir.'. ex Thes.'. os metaes em seu poder, dissera a mesma comm.'. que não entregava sem descontar a despesa que fizera no mundo profano com alguns IIr.'.; sobre isso falão os IIr.'. Pacheco, Nacarato, Barboza e Balthasar, e fica deliberado que pela última vez se nomeasse nova comissão, a ir ter com esse Ir.'. e da qual fizesse parte o Ir.'. Ven.'. Int.'., fica então composta a comm.'. dos IIr.'. Campos, Pacheco e Carvalho. O Ir.'. Ven.'. Int.'. diz que é necessário a off.'. resolver sobre a posse das novas LLuz.'. pois lhe consta que o Ir.'. Archanjo não retorna tão cedo e nessas condições não é possível continuarem as LLuz.'. actuaes como interinas, portando põe em discussão O Ir.'. Pacheco pede a palavra e diz que julga razoável annunciar-se a posse, porém reconhece que terá de fazer-se eleição de Ven.'. e 2o Vig.'. e que para Ven.'. lembrava que se fizesse o Ir.'. Jesuíno que está pronto a aceitar e é um Ir.'. prestimoso e que seria constante nas sessões. O Ir.'. Luis Jacintho pedindo a palavra diz que não faz opposição sobre a posse, soente deseja saber se os regulamentos permittem que tome posse as LLuz.'. sem estar presente o Ir.'. Ven.'.

O Ir.'. Nacarato usando da palavra, faz a leitura do art.'. 613 do regulamento que assim permite e entende também que deve ser marcado o dia da posse, posto a fotos é aprovado, então o Ir.'. Ven.'. Int.'. marca o dia de segunda-feira corrente.

O Ir.'. Ven.'. Int.'. dá conhecimento da deliberação que tomou em ter mandado annunciar pedindo o comparecimento dos IIr.'. para acompanhar a procissão cívica, e apresentou uma conta de duas coroas de 36$000 por quanto comprou-as para os túmulos do nosso chorado Ir.'. Luis Gama e como homenagem a José Bonifácio, posto a votos esta deliberação é unanimemente aprovada.

O Ir.'. Ven.'. Int.'. communica também que a esmola de 10$000 para o nosso Ir.'. Figueiredo quando lha foi entregar tinha o mesmo Ir.'. falecido no dia anterior e que por isso fez entrega à sua pobríssima viuva e pede que se consigne na acta um voto de profundo pesar pela perda d'esse Ir.'.

Corre o saco de beneficência e produz a medalha cunhada de 800R$ que fica entregue e debitada ao Ir.'. Hosp.'.. Concedida a palavra a bem da ordem em geral e da Off.'. em particular, o Ir.'. Barboza pede e propõe que seja concedido o título de Ir.'. de Honra ao Dor Antonio Bento, pelos relevantes serviços prestados à humanidade.

O Ir.'. Nacarato é de opinião contrária por que essa proposta só pode ser feita e assignada pelas 5 LLuz.'., então o Ir.'. Barboza propõe e é aprovado que se dirija igualmente uma prancha congratulatória.

O Ir.'. Ven.'. Int.'. lembra também uma prancha para o nosso Pod.'. Ir.'. Gr.'. Mestr.'. o Ministro da Marinha Vieira da Silva, que é aprovado.

Nada mais havendo a tratar, se é encerrada a sessão com as formalidades legaes, do que para constar lavrou-se a presente acta.

Eu, Bento Cortiço a subscrevi como secret.'. inter.'.


Ven.'. Arthur Campos Ven.'. Int.'.
Vig.'. 1 Caetano Nacarato 31o
Vig.'. 2 Balthazar C Bastos
Victor Hugo, 18.'. Orad.'. Obs: pseudônimo
Bento Cortiço 17 .'.



   
Copyright © 2017 Maçonaria Virtual