Skip Navigation Links

JOAQUIM NABUCO

Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo nasceu em Recife, em 19 de agosto de 1849. Era filho do Senador e Conselheiro Nabuco de Araújo, vulto de relevo do Partido Liberal em meados do século XIX e maior influ&ecirnc;ia em sua vida, cuja imagem perpetuou na biografia "Um estadista do império". A ação política de Joaquim Nabuco pautou-se pela paixão intelectual e ética em favor das reformas, muito mais do que pela rotina partidária, o que fez dele uma das maiores figuras humanas do segundo reinado.

Abolicionista e contrário à pena de morte, atraiu logo a antipatia dos fazendeiros, o que lhe fechou as portas &agrava; carreira política. Teve de contar com o apoio do pai para entrar na carreira diplomática, como adido em Washington e em Londres. Atuou também no jornalismo, com artigos para os periódicos A Reforma e A Época, este fundado por Machado de Assis, e folhetins dominicais para o O Globo.

O último serviço que prestou ao país foi chefiar, em 1909, a embaixada especial às festas de restauração do governo nacional de Cuba, em Havana.

Joaquim Nabuco morreu em Washington, em 17 de janeiro de 1910.



   
Copyright © 2017 Maçonaria Virtual